segunda-feira, 2 de junho de 2014

Música: Violino

 Olá Pessoal!!



Não tem jeito, quando o assunto é música eu paro tudo que estou fazendo, sou uma verdadeira viciada! Amo muito! Para mim não há nada mais perfeito, emocionante, divino que o som vibrante de um violino.
Minha paixão começou na infância, quando assisti a um vídeo da cantora Shania Twain (amo). Lá estavam os três violinistas que faziam parte da banda, eu não parava de prestar a atenção no som deles e a partir daí pirei. Desde então, alimentei durante muito tempo, o sonho de aprender a tocar. Foi quando tive a oportunidade de frequentar as aulas e meu amor só aumentou. Confesso que não é fácil, todo instrumento exige muito estudo e prática, requer disponibilidade. Infelizmente, minha rotina sempre foi muito corrida e dificilmente sobra tempo para tanta dedicação. É muito difícil conciliar tudo, mas não irei desistir jamais!

Um pouco sobre o instrumento...

A palavra violino vem do Latim, vitula, que significa instrumento de cordas. Os primeiros violinos foram feitos na Itália no fim do século XVI. A sua criação é atribuída ao italiano Gasparo de Salò. Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe foi atributo de três famílias italianas: Amati, Guarneri e Stradivarius que são provavelmente os mais valiosos do mundo.
O violino é classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família (viola, som intermediário e o violoncelo, som grave). O contrabaixo é considerado um primo afastado do violino. O timbre do violino é agudo e estridente, mas dependendo do encordoamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados. O som geralmente é produzido pela fricção das cerdas de um arco de madeira sobre as cordas.
A sua utilização mais comum é nas orquestras. No entanto, diversos gêneros o utilizam, como a música folclórica, rock, country e outros gêneros musicais.

Curiosidade....

Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de Spalla. Depois do maestro, ele é o comandante da orquestra. O spalla fica à esquerda do maestro, logo na primeira estante do naipe dos primeiros-violinos.

Alguns dos meus violinistas preferidos:


Andre Rieu


Taylor Davis


Alison Krauss


Taro Hakase


David Garret


Sarah Chang




Bye, Bye até a próxima!

2 comentários:

Postagens populares

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

Bem vindos!

Olá pessoal!

Sejam todos bem vindos ao meu blog!! Aqui erei compartilhar e destrinchar diversos assuntos relacionados à arte, educação, moda, entretenimento, bem estar...enfim, tudo que nos interessa muito!

Categorias

Redes Sociais

Faça Parte!

Debbie Paiva. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog